CONSULTORA DE VIAGENS / Luiza Hubener /

E-MAIL/ atendimento@perugrandtravel.com

Lima

Lima, capital do Peru e sede do governo peruano, em pouco tempo se converteu em uma das cidades mais importantes da América, com mais de 8 milhões de habitantes, recebe imigrantes de todas as partes do mundo, o que a torna uma cidade cosmopolita por excelência. Seu centro histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, possui grandiosas mostras da arquitetura colonial como a Catedral, o Convento de Santo Domingo e o Convento de São Francisco, assim como belos balcões em madeira entalhada que guardam uma grande história transformando-se em um atração turística de grande importância para o Peru.

Resenha histórica

Por muito tempo Lima foi o lugar de diferentes acontecimentos históricos e onde se assentaram diversas civilizações durante a época pré-inca, sendo uma das mais importantes a cultura Caral, considerada a mais antiga das Américas. Em sua fundação, Lima foi considerada a cidade dos reis devido à formação de uma nova sociedade da alta classe aristocrática após a chegada dos espanhóis.

Localização

Lima está situada na costa central do Peru, às margens do oceano Pacífico, formando uma extensa área urbana conhecida como Lima Metropolitana, rodeada pelo deserto costeiro e abrangendo os vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín. Devido à sua localização o acesso à capital é fácil e de grande afluência de pessoas uma vez que para alguns viajantes Lima é o lugar de chegada para seguir sua viagem até outras regiões do Peru.

Clima

Devido à sua localização, Lima apresenta um clima subtropical, desértico e microclimas com temperaturas que oscilam entre temperadas e quentes. A temperatura média é de 18°C. A costa apresenta céu nublado de maio a dezembro com eventuais aparições do sol. A temperatura média no verão é de 25,5°C. É importante destacar que o verão é quente em Lima, época em que as pessoas vão à praia e são praticados esportes de verão. O calor é intenso entre os meses de dezembro a abril. Sem dúvida, um bom momento para se visitar Lima.

Altitude

Lima apresenta um desnível pronunciado quanto à sua geografia, muito diferente do que é encontrado na costa peruana. Apresenta também zonas altas que chegam até os 1000m de altura. Poderíamos dizer que alcança deste os 0 até quase 1000m sobre o nível do mar.

Como chegar

Há três opções para se chegar a Lima:

Via terrestre: onde podemos chegar dos países limítrofes ao Peru como Equador, Brasil, Bolívia e Chile. Lima é o ponto de encontro das principais estradas do país e conta com uma estação rodoviária chamada Grande Terminal Terrestre de Plaza Norte. Cada empresa conta com seu próprio terminal em diferentes áreas de Lima.

Via aérea: Lima é a porta de entrada do Peru, contando com o Aeroporto Internacional Jorge Chávez possuindo conexões aéreas com as principais cidades do mundo e o interior do país e é considerado um dos mais importantes da América do Sul.

Via marítima: o porto de Callao é o mais importante do país e um dos maiores em movimentação do Pacífico sul. Nele chegam embarcações com diferentes objetivos como a importação de produtos ou cruzeiros ao exterior.

Melhor época

Para desfrutar de Lima em seu maior esplendor o ideal é visitá-la durante o verão pois a nebulosidade diminui consideravelmente e proporciona, entre outras coisas, desfrutar da beleza de todo o litoral peruano. Época perfeita para o parapente desde a famosa Miraflores ou realizar tours de aventura. Você ficará fascinado por Lima e não se arrependerá.

Principais atrações turísticas

Lima oferece distintas atrações como cultura, história e natureza que farão que sua viagem valha a pena. Você poderá conhecer a Plaza de Armas, o Circuito Mágico das Águas, um completo espetáculo de observação. O Parque do Amor, o Parque das Leyendas, a praia Costa Verde, a Catedral de Lima, o Museu da Nação, o Parque da Reserva, construções coloniais e muito mais.

Sem dúvida, Lima também apresenta diferentes circuitos fora da cidade, mas próximo à capital e que se destacam por sua natureza, cultura, história, esportes de aventura e rica gastronomia e, mesmo aos que já a tenham visitado, nunca deixarão de se surpreender.

Huancaya: um dos lugares de proteção natural mais bonitos do país onde você poderá desfrutar de paisagens cheias de cachoeiras e lagoas cor de turquesa. Outras atividades disponíveis são o passeio a cavalo pelas margens do rio, a pesca de trutas e fazer caminhadas.

Caral: um dos lugares mais importantes do Peru por ser considerado uma das cidades mais antigas das Américas. Podemos observar o centro arqueológico em toda sua magnitude.

Marcahuasi: famoso por ser um lugar enigmático e místico com rochas colossais de granito nas quais, através do tempo, formaram-se curiosas formações de animais e humanas.

Datas especiais

Em Lima há importantes eventos e atividades durante todo o ano assim que não ficam atrás de outras cidades do Peru e do mundo, entre os quais podemos mencionar alguns a seguir:

  • Janeiro: aniversário de Lima, fundada em 18 de janeiro de 1535. Festejado com diversas atividades cívicas, culturais e artísticas como o “pasacalle”, uma grande marcha popular, desfile de grupos de bailarinos que representam diversas danças folclóricas, concertos de música e espetáculos folclóricos permitindo a participação de instituições e colégios criando uma maior identidade popular.
  • Abril: (móvel). O cavalo de passo é muito conhecido no Peru e há um concurso Nacional do Cavalo de Passo Peruano que acontece próximo a Lima, no sítio arqueológico de Pachacámac. Chegam a este espetáculo os principais criadores do cavalo de passo peruano do país com seus melhores exemplares fazendo uma apresentação de gala. Este concurso é acompanhado de um festival de espetáculos folclóricos, do baile da marinheira e da deliciosa comida crioula.
  • 28 de julho: Feriados Nacionais, uma comemoração de âmbito nacional. Data onde comemoramos a Independência do Peru e, em Lima, destacam-se comemorações oficiais do governo (por ser a sede do governo peruano). Há diferentes atividades realizadas como desfiles escolares e a Grande Parada Militar de 29 de julho.
  • 30 de agosto: Festividade de Santa Rosa de Lima, festa religiosa em homenagem à Santa Rosa de Lima, considerada patrona da cidade e também é realizada uma grande peregrinação de milhares de devotos à igreja e santuário de Santa Rosa para orações.
  • 18 a 28 de outubro: Festividade do Senhor dos Milagres. Celebração religiosa de tradição mais importante e devoção em todo o Peru, onde centenas de milhares de devotos do Senhor dos Milagres realizam inúmeras procissões como prova de sua fiel devoção. Os fiéis usam hábitos ou vestimentas de cor roxa durante todo o mês de outubro, chamado de “mês roxo”.
  • 31 de outubro: dia da canção crioula, comemorado com grandes espetáculos públicos com os melhores intérpretes e conjuntos de música crioula do Peru. Parte da população celebra neste mesmo dia uma tradição que se realiza em outras partes do mundo, o Halloween. Fica à escolha da pessoa qual celebração comemorar e Lima é um lugar perfeito para escolher uma delas.

Gastronomia

Em Lima encontraremos uma gastronomia diferente de diversos sabores e cores conhecida por possui pratos de sabor requintado com uma característica que a diferencia de outas zonas do Peru e do mundo. Dentre os pratos mais representativos da cidade podemos citar:

  • O ceviche (considerado o carro chefe do Peru). Muito conhecido em outros países do mundo, feito de pedaços de peixe, cebola, pimenta, suco de limão e sal. A partir desta receita pode-se agregar outros produtos que acompanham perfeitamente este prato.
  • Anticuchos: são muitas as formas e variedades de se prepará-lo, porém o mais tradicional é feito de coração de boi e servido com “choclo”, batatas douradas ou pré-cozidas e pimenta (ají).
  • Ají de galinha é um prato da união de ingredientes andinos e europeus. Um creme espesso feito de galinha picada, pão, pimenta verde, leite e caldo. Servido com arroz, batatas peruanas e decorado com azeitonas, ovo cozido e alface. Seu sabor picante o faz o preferido das famílias.
  • Lomo saltado, um prato típico crioulo do Peru. Sua preparação consta de pedaços de carne, cebola, tomate e batatas fritas e normalmente, o “lomo” é acompanhado de arroz.
  • Carapulcra é um prato típico peruano preparado com batata seca pré-cozida e acompanhada de carne de porco ou galinha. A carapulcra é temperada com especiarias como pimenta panca, pimenta Mirassol e alho. Este prato é muito típico da zona da costa e será difícil encontrá-lo na costa ou serra do Peru.

Muitas são as propostas gastronômicas que você poderá encontrar e degustar nesta região. Todas acompanhadas da famosa bebida chicha morada peruana, preparada a base de milho roxo ou também o pisco sour. Sem dúvida, o distrito de Barranco conta com os famosos “huariques” onde você pode experimentar os melhores pratos apresentados. Venha desfrutar de tudo o que Lima oferece e sua experiência e de sua família será muito prazerosa.