+51-984654421

E-mail: reservas@perugrandtravel.com

pgrandtravel

Atendimento 24 horas

PGT / Dicas de Viagem  / Melhor época para fazer a Trilha Inca
Melhor época para fazer a Trilha Inca

Melhor época para fazer a Trilha Inca

Abordaremos um tema importante antes de realizar esta caminhada, a melhor época para fazer o Caminho Inca a Machu Picchu, uma caminhada de 43 km de pura aventura, optando pela rota da Rede de Estradas de Tahuantinsuyo, a mais impressionante do império inca.

Esta rota até Machu Picchu pertence ao QHAPAP ÑAN (caminho do rei ou poder), um sistema de caminhos incas de longas distâncias que unia as cidades mais importantes de Tahuantinsuyo como as regiões da costa, serra e selva do Peru, uma vez que esta rede de caminhos incas não só unia o território peruano como também todos os outros que pertenciam a Tahuantinsuyo como Chile, Bolívia, Venezuela, Equador, Colômbia e parte da Argentina. Esta rede de caminhos é a mais surpreendente por ter sido construída ao longo do continente sul-americano e executada por mãos indígenas no apogeu do inca Pachacuteq.

No Peru a caminhada mais alucinante é a tradicional Trilha Inca de 4 dias que inicia no km 82 ou Piscacucho até a cidadela de Machu Picchu, passando por diferentes paisagens, 18 complexos arqueológicos, inúmeras variedades de orquídeas, flora e fauna típicas da região andina e ceja de selva (o início da selva) e também poder avistar o taruka (um veado andino). Sem dúvida estas paisagens lhe proporcionarão um cenário de sonhos que o deixarão maravilhado com esta famosa rota da cultura inca.

Existem duas versões do Caminho Inca, uma é a tradicional de 4 dias que começa no km 82 ou Pisqacucho e o Trilha Inca Curta de 2 dias que inicia no km 104. O Ministério da Cultura, encarregado da preservação e administração de ambas as rotas, fecha estes caminhos no mês de fevereiro para manutenção, preservação e limpeza do lugar. Por isso é necessário ter conhecimento sobre isto para não ter problemas com a reserva de sua viagem.

Melhor época para se realizar a Trilha Inca

A seguir apresentamos são as melhores épocas para se fazer a Trilha Inca.

A melhor época para desfrutar totalmente (estação seca)

A melhor época para se fazer a Trilha Inca Machu Picchu é entre os meses de abril a outubro por ser a estação seca em Cusco. O sol brilha o dia todo e não chove. Quanto às estações do ano em Cusco ocorre o contrário do habitual: no verão e primavera chove e no outono e inverno faz sol. Por isso, as estações mais recomendáveis para fazer o passeio são outono e inverno, meses agradáveis de sol.

Trilha Inca na temporada de chuva

Na temporada de chuva em Cusco, entre os meses de novembro a março, o clima é incerto alternando dias ensolarados e chuvosos. Por isso tudo dependerá do clima, porém isto não altera o aproveitamento dos passeios, onde é possível observar as montanhas com neve e talvez um arco-íris depois de uma tarde com chuva. No entanto, realizar esta rota durante a época de chuvas não é a melhor escolha, porém é muito gratificante uma vez que é possível observar fenômenos naturais impactantes de onde virão momentos sensacionais.

Esta rota ancestral, percorrida antigamente pelos chasquis do império inca, grandes atletas que levavam mensagens a trote e corrida, considerados vínculos de comunicação entre os diferentes povoados e foram personagens de grande importância para a administração do império inca. Não perca a oportunidade de tornar-se um chasqui moderno do século XXI que percorre o caminho inca não para levar mensagens, mas para chegar à cidadela perdida dos incas, considerada um mistério insolúvel.