+51-984654421

E-mail: reservas@perugrandtravel.com

pgrandtravel

Atendimento 24 horas

PGT / Dicas de Viagem  / Como preparar-se fisicamente para a Trilha Inca
Como preparar-se fisicamente para a Trilha Inca

Como preparar-se fisicamente para a Trilha Inca

A Trilha Inca tradicional é o mais conhecido da América por sua importância histórica e beleza paisagística indescritível ao longo do trajeto passando por inúmeros complexos arqueológicos construídos por mãos indígenas da civilização inca.

Para as pessoas que têm bom preparo físico e praticam algum esporte, realizar esta rota não será complicado, mesmo que implique caminhar muitas horas em rotas bruscas de relevo acidentado e plano.

Porém aquelas pessoas que não estão acostumadas a esforço físico extremo podem apresentar complicações como fadiga e cansaço durante o caminho, o que é normal. Porém um pouco desagradável. Por isso é melhor iniciar esta impactante aventura preparados em todos os aspectos possíveis. O essencial para acostumar o corpo às atividades de esforço físico. Aqui detalhamos o que deve realizar para uma excelente preparação.

Recomendações:

FAÇA CAMINHADAS: caminhar mais de duas ou três horas está ao alcance de quase todos e não gera consequências como dor muscular ou outro tipo de efeito. Porém no caminho inca você andará aproximadamente de 5 a 6h ou mais diárias. Para isso é melhor se preparar para fazer de sua caminhada uma experiência fácil e agradável sem problemas de esgotamento excessivo.

Recomendamos fazer caminhadas longas para habituar-se. Se você não faz exercícios regularmente e decidiu realizar este grande desafio, deve começar a fazer caminhadas diárias de ao menos 30mins. Além disso, fazer da caminhada um hábito gera múltiplos benefícios a sua saúde em geral.

SUBA E DESÇA ESCADAS: Pratique subindo e descendo escadas para preparar-se para caminhadas difíceis. No caminho inca há trechos de subida de montanha que podem causar fadiga excessiva e dor muscular nas pernas. Esta é uma boa dica principalmente se você planeja subir Huayna Picchu ou descer a cidadela de Machu Picchu ao povoado de Águas Calientes. Você deverá ter uma boa preparação em todos os sentidos devido à inclinação de ambas as rotas.

FAZER EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO: A Trilha Inca inicia em um ponto com 2650msnm até chegar a 4000msnm. É conveniente fazer exercícios de respiração para saber confrontar o mal de altitude que acontece geralmente em montanhas pela falta da pressão atmosférica e baixo nível de oxigênio. Estes exercícios o ajudarão a habituar-se facilmente ao ambiente e respirar sem problemas mesmo com nível baixo de oxigênio em alguns trechos da caminhada.

PREPARAR O CORPO PARA O ESFORÇO FÍSICO: caso não esteja acostumado a fazer exercícios é recomendado que comece a praticar desde já, pois fará grande esforço durante o trajeto com caminhadas longas durante o dia e curtos períodos de descanso. O esforço que realizar pode repercutir em cansaço extremo, por conseguinte, dores musculares à noite que podem atrapalhar seu descanso. Portanto, faça caminhadas e prepare seu corpo para experimentar o prazer absoluto durante sua aventura neste magnífico trajeto do caminho inca.

Durante o caminho inca é possível que você apresente alguns problemas físicos, como cansaço, dor nas costas, pés, cabeça, falta de ar e outros dependendo de seu estado físico, porém se você se preparar corretamente antes de iniciar esta aventura é mais provável que o que sentirá será prazer e satisfação pelas maravilhosas paisagens e complexos arqueológicos de rica história que observará por esta rota enigmática até a cidadela inca de Machu Picchu.