Veja as diferenças entre a Trilha Inca e Trilhas Alternativas a Machu Picchu

Há muitos caminhos alternativos para se chegar às ruínas de Machu Picchu. O tradicional para se chegar lá é a Trilha Inca e as rotas alternativas. Em 2004 o governo limitou o ingresso a um total de 500 pessoas por dia. Isto causou um impacto nas agências de viagens que se viram obrigadas a criar trilhas alternativas para poder chegar à cidadela inca. Neste artigo mostraremos as principais rotas de trekking até a cidade sagrada: a Trilha Inca Clássica e as rotas alternativas Salkantay, Inca Jungle etc.

Trilha Inca

A Trilha Inca é a caminhada mais popular até Machu Picchu porque combina vários climas, a paisagem exuberante e inúmeras ruínas. Devido ao que é uma rota muito atrativa e os passageiros solicitam muito, para se garantir uma vaga, é necessário reservar com 5 meses antes uma vez que as cotas são muito limitadas. Muitos viajantes compram suas passagens aéreas primeiro e depois consultam as cotas do Caminho Inca. Lamentavelmente já não encontram mais e se vêem obrigados a realizar passeios alternativos. Recomendamos garantir seu ingresso e depois comprar a passagem.

A Trilha Inca atravessa 42km onde se pode apreciar a selva com inúmeras variedades de plantas, aves e borboletas. Além de montanhas incríveis e alguns complexos arqueológicos como Llacta Pata, Wiñay Wayna e a rota final à cidade perdida de Machu Picchu.

Informação importante do Caminho Inca:

Duração Mínima e Máxima 2 dias a 4 dias
Distância 42 Km
Dificuldade Média
Altura máxima 4200 msnm
Melhor época Maio a outubro

Veja também: 10 dicas antes de fazer a Trilha Inca a Machu Picchu

Trilhas Alternativas

Trilha Salkantay

A Trilha Salkantay é o mais popular das rotas alternativas, não necessitando reservar com muita antecipação para realizá-la. O passeio se dá pela parte sul da cordilheira de Vilcanota mostrando lindas paisagens como pampas de floresta entre lagunas, nevados impressionantes além da abundante flora e fauna. O caminho alternativo Salkantay é recomendável para os que buscam rotas menos cheias ou para aqueles que procuram uma rota alternativa, principalmente quando as entradas para o caminho inca clássico estão esgotadas. Este caminho é menos conhecido e não há muitos visitantes permitindo desfrutar de toda a beleza natural. O passeio por Salkantay dura 4 a 5 dias com uma distância de 70km.

Informação importante:

Duração 4 e 5 Dias
Distância 70 Km
Dificuldade Média
Altura máxima 4600 metros

Trilha Inca Jungle

A Trilha Inca Jungle ou aventura pelas zonas próximas à floresta é um dos passeios mais populares no Peru. Eleito por jovens de todo o mundo que buscam aventura extrema, esta rota oferece um trajeto de ciclismo pela montanha, caminhada, rafting, tirolesa entre outros. Durante a rota Inca Jungle pode-se observar toda a diversidade ecológica de Machu Picchu além de passar por sítios arqueológicos pouco conhecidos como Inkatambo e Huamanmarca.

Em geral, Inca Jungle tem a duração de 3 a 4 dias chegando a uma das sete maravilhas do mundo, Machu Picchu.

Informação importante:

Duração 3 e 4 Dias
Distância 16 km / 9.9 milhas
Dificuldade Média
Altura máxima 4.230 msnm
Temporada de chuvas Novembro a abril
Melhor época Maio a outubro

Veja também: Como comprar o Ingresso para Machu Picchu

O melhor da Trilha Inca e as Rotas Alternativas

Caminho Inca Rotas Alternativas
Chega-se direto a Machu Picchu pelo caminho original. Chega-se a Machu Picchu com atividades de aventura como caminhadas, ciclismo, canoagem, tirolesa entre outros.
Chega-se pela famosa Porta do Sol “Inti Punku” podendo apreciar a impressionante vista de Machu Picchu. Pode-se apreciar com uma menor quantidade de pessoas.
Durante toda a viagem visita-se ruínas espetaculares com histórias incríveis. As rotas são mais econômicas que o Caminho Inca Clássico.
Pode-se observar paisagens incríveis desde altos nevados, florestas pluviais nubladas e pampas de selva com inúmeras espécies de aves e incontáveis variedades de borboletas. Observa-se paisagens incríveis desde florestas úmidas, pampas de selva, incríveis nevados altos entre outros.
As instalações e serviços nos acampamentos não são tão boas. As instalações e acampamentos são mais liberais e os serviços higiênicos são bons.
É a rota mais conhecida mundialmente para se chegar a Machu Picchu. Não está sujeito a nenhum tipo de disponibilidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *